5 de abr. de 2011

Satélite Goce revela dados detalhados da gravidade da Terra

Depois de apenas dois anos em órbita, o satélite GOCE da ESA reuniu dados suficientes para mapear a gravidade da Terra com uma precisão inigualável. Os cientistas agora têm acesso ao modelo mais acurado da “geóide”, produzido para ajudar na compreensão de como a Terra funciona.

O geóide novo foi apresentado hoje, 31 de março, na Quarta Workshop Internacional de usuários GOCE, na Technische Universität München, em Munique, Alemanha.



O geóide é a superfície de um oceano global ideal, na ausência de marés e correntes, moldada pela gravidade. É uma referência essencial para medir a circulação do oceano, a mudança do nível do mar e da dinâmica do gelo, de todos os afetados pela mudança climática.

Participantes deste seminário de dois dias, estão discutindo como o geóide GOCE irá fazer avanços nos estudos do oceano e do clima, e melhorar acompreensão da estrutura interna da Terra. Como exemplo, os dados de gravidade GOCE estão ajudando no desenvolvimento de conhecimento mais profundo dos processos que causam terremotos, como o evento que assolou recentemente o Japão.


O movimento das placas tectônicas não pode ser observado diretamente do espaço. No entanto, os terremotos deixam marcas em dados da gravidade, o que pode ser usado para compreender os processos que provocam estas catástrofes naturais e, finalmente, ajudar a prevê-las.


Este satélite orbita em uma altitude mais baixa do que qualquer outro satélite de observação, para coletar os melhores dados sobre a gravidade da Terra. O design deste satélite de uma tonelada é único.

Nenhum comentário:

Postar um comentário